banner_observaRH.jpg

 

observatorios.gif

 

pesquisadores.gif

 

pesquisas.gif

 

creditos.gif

 

msnovo.gif

 

opas

 

Instituto Nacional do Câncer (Inca)

 

A estação de trabalho INCA/MS tem como objetivos o desenvolvimento de estudos e metodologias que possibilitem a obtenção de informações relacionadas ao campo da regulação, formação e desenvolvimento de recursos humanos para prevenção e controle do câncer.

 

A inclusão do INCA como estação de trabalho da referida rede é estratégica para o suprimento de informações referentes aos processos relacionados à gestão do trabalho e da educação no seu campo de atuação.

 

Estação/INCA envolve duas áreas da Instituição: a Coordenação de Recursos Humanos e a Coordenação de Ensino e Divulgação Científica.

 

São as seguintes linhas de estudo e projetos propostos:

 

·         Perfis profissionais na área da oncologia;

·         Gestão do Trabalho na área de prevenção e controle de câncer;

·         Formação e desenvolvimento de Recursos Humanos para prevenção e Controle do Câncer.

 

Coordenação de Recursos Humanos

 

A proposta de gestão de recursos humanos do INCA está centrada na construção de uma política que assegure não só os padrões de excelência e qualidade do processo de trabalho, mas também a valorização de seus trabalhadores.

 

As ações e projetos na área de recursos humanos estão voltados para o conceito de humanização priorizando o compromisso com a ambiência e com a melhoria das condições de trabalho. Estão centrados no compromisso com a democratização das relações de trabalho e a co-responsabilidade dos sujeitos nos processos de gestão e atenção.

 

Suas principais diretrizes são:

 

·         Desenvolver estudos no campo do conhecimento da situação do trabalho e do trabalhador;

·         Implementar mecanismos de educação permanente que objetivem a manutenção e a melhoria da qualificação profissional e o aprimoramento dos processos de trabalho;

·         Estimular a elaboração de materiais educativos e informativos para uniformização e disseminação de conhecimentos;

·         Implementar ações voltadas para a segurança e saúde do trabalhador, gestão de riscos e gerenciamento ambiente/trabalho;

·         Desenvolver ações educativas direcionadas à adoção de estilos de vida saudáveis, ao desenvolvimento de capacidades individuais, e produção de ambientes saudáveis;

·         Implantar mecanismo participativo de discussão de questões relacionadas à gestão do trabalho.

 

A área de Recursos Humanos compreende 3 sub-áreas: Gestão do Trabalho,  Desenvolvimento de RH e Saúde do Trabalhador.

 

Coordenação de Ensino e Divulgação Científica

 

A Coordenação compreende as áreas de ensino e divulgação científica. Suas principais atribuições são:

 

·         Gerenciar o Sistema Integrado de Bibliotecas;

·         Publicar a Revista Brasileira de Cancerologia (RBC);

·         Coordenar os programas de ensino do INCA e intercâmbios com outras instituições de ensino;

·         Planejar, coordenar e acompanhar a implementação do ensino e eventos científicos do INCA.

 

O programa de ensino está apoiado em duas diretrizes: a formação de profissionais com competência técnica na área de oncologia e comprometidos com as necessidades da população, e a articulação educação trabalho na busca da melhor qualidade da prestação de serviço nessa área.

 

A Estação de Trabalho do Instituto Nacional do Câncer (Inca) não apresentava produtos no momento de fechamento deste Repertório com a produção da Rede ObservaRH/Brasil.